Sincomerciários Avaré participou do Seminário Justiça do Trabalho e MPT pós Covid-19

O grupo Fala Comerciário realizou ontem, dia 24/09, o Seminário Digital: “Justiça do Trabalho e MPT pós Covid-19”, com lideranças da Justiça do trabalho, especialistas em direito do trabalho e sindicatos participantes. O Sincomerciários de Avaré participou, do evento online, através da representação da assessora de arrecadação, Fabiana Castro.

Em quase duas horas de reunião, os seminaristas discutiram as dificuldades enfrentadas pelos sindicatos nos últimos anos, desde as questões jurídicas e as necessidades de adaptação e regulamentação do trabalho com Home Office, trabalhadores informais e expansão da representatividade.

Em uma das pautas, Ronaldo Santos do MPT, explanou sobre o deslocamento da produção brasileira para países periféricos, a falta de protecionismo social e os reflexos de alto custo de tributos pagos pelo trabalhador em detrimento das isenções tributárias de outros segmentos sociais. Ronaldo também enfatizou a importância dos sindicatos que mesmo com a pandemia continuaram os atendimentos e não deixaram de realizar os acordos, convenções, benefícios e direitos aos seus associados.

Foram discutidos também, com foco nos direitos sociais do trabalhador, a reforma da previdência, a nova economia e indústria 4.0, a proteção de dados dos trabalhadores, a situação de vida dos informais: como entregadores de aplicativos e a necessidade de realização de ações pautadas não só pelas categorias e sim logadas com lutas de gênero e raça incluindo os idosos, aprendizes, estrangeiros e indígenas.

A Dra. Noemia Porto do MPT reforçou a ideia de que é necessário esquecer o antigo sindicalismo e cogitar o trabalho conjunto dos sindicatos nacionais e internacionais em busca de melhores articulações políticas.

Ao fim os participantes agradeceram a oportunidade e salientaram a importância do movimento “Fala Comerciário” que aproxima sindicatos de bases distantes em busca de melhores condições e soluções essenciais à categoria.

Se quiser conhecer mais da Campanha Fala Comerciário acesse: www.falacomerciario.com.br.