Trabalho aos domingos e feriados requer autorização de convenção coletiva

O Diário Oficial da União de quinta-feira, 18, publicou a Portaria 1.809 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho que altera o Anexo da Portaria SEPRT 604, que dispõe sobre a autorização permanente para trabalho aos domingos e feriados civis e religiosos a que se refere o Artigo 68, parágrafo único, da CLT, que prevê “O trabalho em domingo, seja total ou parcial (…) será sempre subordinado à permissão prévia da autoridade competente em matéria de trabalho”.

Observa-se que para o comércio em geral, inclusive para a atividade de mercados, supermercados e hipermercados a Portaria 1.809 não teve o condão de alterar os comandos da Lei 10.101/00, com redação dada pela Lei 11.603/07, que define que o trabalho aos domingos e feriados é permitido desde que autorizado em Convenção Coletiva de Trabalho e observada a legislação municipal, nos termos do Artigo 30, I, da Constituição. Leia a Portaria 1.809 na íntegra no portalfecomerciarios.org.br, seção “Publicações”.

Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários, observa: “É preciso fazer valer as nossas convenções. Elas têm força de lei”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support