Quatro em cada dez brasileiros com trabalho estão na informalidade

Mais de 37 milhões de pessoas estão em atividades como trabalho por conta própria e sem carteira

RIO — O percentual de trabalhadores ligados à informalidade aumentou no segundo trimestre, na comparação com igual período do ano passado. Segundo análise do IBGE, 37,060 milhões de brasileiros estavam em atividades como trabalho por conta própria e emprego sem carteira.

O contingente representa 40,6% do total de pessoas na ativa. Há um ano, a fatia era um pouco menor, de 40,1%. O percentual já chegou a ser de 38,8% em 2015, início dessa série histórica.

O levantamento do IBGE considerou as seguintes atividades: empregado sem carteira no setor privado; trabalhador doméstico sem carteira; empregador sem CNPJ; trabalhador por conta própria sem CNPJ; e trabalhador familiar auxiliar.

O maior grupo é o de trabalhadores por conta própria sem CNPJ, que chegou a 18,6 milhões de pessoas. O número representa 80% do total de trabalhadores nessa condição, que é de 23 milhões. Entre os empregadores, a situação é inversa: do total de 4,3 milhões, 79% têm CNPJ.

Ter ou não CNPJ influencia diretamente nos ganhos nessas atividades. Trabalhadores por conta própria com registro tiveram rendimento médio de R$ 3.060, 142% (mais que o dobro) do recebido pelos sem CNPJ: R$ 1.264.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support
Abrir Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos lhe ajudar?