Quatro em cada dez brasileiros com trabalho estão na informalidade

Mais de 37 milhões de pessoas estão em atividades como trabalho por conta própria e sem carteira

RIO — O percentual de trabalhadores ligados à informalidade aumentou no segundo trimestre, na comparação com igual período do ano passado. Segundo análise do IBGE, 37,060 milhões de brasileiros estavam em atividades como trabalho por conta própria e emprego sem carteira.

O contingente representa 40,6% do total de pessoas na ativa. Há um ano, a fatia era um pouco menor, de 40,1%. O percentual já chegou a ser de 38,8% em 2015, início dessa série histórica.

O levantamento do IBGE considerou as seguintes atividades: empregado sem carteira no setor privado; trabalhador doméstico sem carteira; empregador sem CNPJ; trabalhador por conta própria sem CNPJ; e trabalhador familiar auxiliar.

O maior grupo é o de trabalhadores por conta própria sem CNPJ, que chegou a 18,6 milhões de pessoas. O número representa 80% do total de trabalhadores nessa condição, que é de 23 milhões. Entre os empregadores, a situação é inversa: do total de 4,3 milhões, 79% têm CNPJ.

Ter ou não CNPJ influencia diretamente nos ganhos nessas atividades. Trabalhadores por conta própria com registro tiveram rendimento médio de R$ 3.060, 142% (mais que o dobro) do recebido pelos sem CNPJ: R$ 1.264.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support