NOTA DE REPÚDIO AO FECHAMENTO DAS FÁBRICAS DA FORD NO BRASIL

A Diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), expressa o seu contundente repúdio ao anúncio do fechamento das fábricas da Ford no Brasil, a saber: Taubaté (SP), Camaçari (BA) e Horizonte (CE).

Além das apreensões comuns, advindas de um comunicado arbitrário como este, salientamos que tal medida traz sérios impactos socioeconômicos às regiões e afins com a destruição de milhares de postos de trabalho diretos e indiretos, agravando ainda mais uma situação de desemprego por conta da Pandemia da Covid-19.

A saída da montadora do País tem reflexos numa ampla cadeia produtiva, afetando, por exemplo, as concessionárias de veículos e as lojas de autopeças e atingindo, desta forma, os comerciários, os comerciantes e os consumidores.

Afeta também os prestadores de serviços e uma gama de fornecedores, setores que, igualmente, mantêm vários estabelecimentos comerciais.

O imediato fechamento das atividades em Camaçari (BA) e o gradativo encerramento dos trabalhos em Taubaté (SP) e Horizonte (CE) compromete severamente as economias locais, com a perda de empregos e renda, ponto que requer a formação de forças-tarefas para buscar e encontrar alternativas para se rever ou amenizar as consequências do fim das operações.

Destas forças-tarefas participariam os governos estaduais, as prefeituras e os sindicatos representantes desses trabalhadores nas regiões, com as entidades comerciárias contando com o respaldo da CNTC.

Para tanto, a Confederação exige a abertura de uma frente de diálogo com os representantes da Ford, em suas respectivas regiões e, assim, reiterar a sua indignação com a abrupta decisão e reforçar a sua posição em defesa do emprego, da renda e dos direitos dos trabalhadores, em especial, os comerciários.

Luiz Carlos Motta
Presidente da CNTC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support