Desafios no Dia Nacional dos Aposentados

Neste dia 24 de janeiro é comemorado o Dia Nacional dos Aposentados. Tenho trabalhado tanto nas instituições que presido como no Congresso Nacional para proteger os seus direitos, constantemente ameaçados. Muitos aposentados são arrimos de família com filhos e netos vítimas do desemprego e sem renda. O número de aposentados no Brasil tem crescido. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), em 2019 o Brasil somava o número de 30,7 milhões de aposentados. Nos sete anos anteriores o aumento foi de 19%. Mesmo com a pandemia, 2020 foi o ano com maiores taxas de aposentadorias concedidas desde 2017. Em média, o aumento foi de 4% em relação a 2019, segundo informou o INSS.

A conta não fecha

Os aposentados representam uma grande força para a economia. O IBGE mostrou que, em média, aposentadoria e pensão representam 20,5% dos rendimentos da população brasileira. Essa é a análise fria dos números. Mas individualmente a situação é preocupante. Ainda há muito a ser feito para diminuir o sofrimento dos aposentados e pensionistas que enfrentam inúmeras dificuldades para viver com o que recebem da Previdência. 

Respeito

Os desafios são enormes. Os brasileiros estão vivendo mais e é necessário ter mais emprego para que os que estão na ativa garantam com os impostos pagos a remuneração dos que se aposentam. Mas o desemprego crescente e a queda no poder aquisitivo comprometem esse equilíbrio. E a conta não fecha. É preciso garantir saúde, entretenimento e aposentadoria digna para os que dedicaram praticamente uma vida inteira de trabalho. Observo ainda que a burocracia para se aposentar impede milhares de trabalhadores de terem acesso aos direitos garantidos pela Constituição. Aproveito o 24 de janeiro para parabenizar esses valorosos aposentados brasileiros e, também, aos milhões deles que continuam trabalhando ou fazendo “bicos” para sustentar suas famílias. Eles merecem o respeito de todos nós!!!

Luiz Carlos Motta é presidente da Fecomerciários, da CNTC e deputado federal (PL/SP).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support