Jornal destaca artigo sobre homologação no Sindicato

Presidente do Sincomerciários de Limeira, Paulinho, fala da importância de se fazer a homologação com todo o suporte à categoria

O jornal Tribuna de Limeira publicou recentemente artigo do presidente do Sincomerciários de Limeira, Paulo Cesar da Silva, o Paulinho, sobre a importância de o trabalhador fazer a homologação no sindicato.

No artigo com o título “Comerciários devem fazer homologação no sindicato”, o presidente Paulinho diz que a reforma trabalhista aniquilou direitos do trabalhador, trouxe a rescisão contratual feita na empresa sem a presença do sindicato, e os resultados são catastróficos, com imensas perdas para os empregados.

Daí a importância, segundo o dirigente, de os comerciários da base territorial fazerem a homologação no Sincomerciários, que oferece todo o suporte ao trabalhador e que a obrigatoriedade da rescisão contratual consta na Convenção Coletiva da categoria.

Confira mais alguns trechos do artigo:

“Só em 2020, foram 1.700 homologações nas cidades de Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis, Araras e Leme. Neste mesmo período, foram 162 notificações a empresas que descumpriram esta norma. O fazem as empresas mal administradas, sedentas por um lucro desumano sobre o empregado, já extremamente fragilizado pela demissão. Passam por cima de direitos conquistados arduamente, concedendo valores inferiores aos devidos, em quantias que chegam a assustar.

Assustam as perdas impostas, pois a Convenção Coletiva supera em muito o rol de direitos inscritos na Legislação Trabalhista. Na maioria das vezes, este trabalhador se toma presa fácil das empresas, pois não possui conhecimento pleno da Convenção. Acaba aceitando menos do que merece, por puro desconhecimento.

Se assina a homologação na empresa, e depois vai ao sindicato, gera uma situação de mais difícil solução. O ideal é que o trabalhador exija a realização deste procedimento no sindicato, onde a entidade poderá proteger seus direitos plenamente, antes da assinatura do termo de rescisão.

Esta sintonia entre sindicato e trabalhadores é fundamental, pois fica quase impossível para a entidade monitorar todas as rescisões contatuais de sua base. São cerca de 12 mil trabalhadores nestas cidades, e se a empresa exige a homologação sem presença do sindicato, o trabalhador é que deve denunciar.

No sindicato são comuns chegarem casos de trabalhadores completamente prejudicados em seus direitos, com diferenças que passam das dezenas de milhares de reais. Gente que precisa desta verba para se reerguer, numa dura caminhada de volta ao equilíbrio econômico. Cada centavo conta, nesta dura situação – o que dirão R$ 10 mil ou até mais?

Não deixe isto acontecer, com você nem com ninguém que você conhece. Acione o sindicato, e exija a homologação com a presença da sua entidade sindical.”