SP iniciou na segunda-feira campanha de vacinação contra pólio

O estado de São Paulo iniciou, na última segunda-feira (5), a campanha de vacinação voltada para crianças e adolescentes para prevenir a poliomielite e várias outras doenças. A vacinação vai ocorrer até o dia 30 de outubro, com um dia especial de mobilização, em 17 de outubro.

O objetivo é vacinar 2,1 milhões de crianças menores de cinco anos de idade contra a poliomielite, doença também chamada de pólio ou de paralisia infantil.

Também serão vacinadas crianças e adolescentes, até 14 anos de idade, contra outras 20 doenças, atualizando a Carteira Nacional de Vacinação.

Vacinação
Para garantir a prevenção contra a poliomielite, pais ou responsáveis por crianças entre 1 ano e 5 anos de idade deverão levar os pequenos para receber a vacina, que é aplicada em gotas, ou seja, por via oral. A meta é alcançar cobertura vacinal de 95% de um total de 2,2 milhões de crianças do estado nessa faixa etária.

Já a campanha de multivacinação será focada na atualização de carteiras vacinais de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. A finalidade é que pessoas nessa faixa etária recebam doses de vacinas pendentes.

Serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomielite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela, hepatite A e Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas.

Segundo o governo paulista, a vacinação poderá ser feita em qualquer um dos 5 mil postos de saúde de todo o estado. O pai ou responsável pela criança ou adolescente deve ter em mãos a carteira de vacinação.

No total, serão oferecidas mais de 5,2 milhões de doses de vacinas.

A tabela completa com relação das vacinas, faixas etárias previstas para receber as doses e os dados de cobertura está disponível na página do governo de São Paulo.

Edição: Fernando Fraga
Fonte: Agência Brasil

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support