Cartilha mostra a luta das mulheres contra a violência

Publicação da Federação foi distribuída às comerciárias no evento do Dia da Mulher em Avaré

Já está sendo divulgada nas redes sociais da Fecomerciários e dos sindicatos filiados o teor da Cartilha “Basta”, de 12 páginas, elaborada pela Federação, entregue para as 2.300 comerciárias que participaram da nona edição do “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”, realizada dia 15 de março no Centro de Lazer dos Comerciários em Avaré.

A cartilha, que traz a luta de mulheres que mudaram o conceito de “sexo frágil”, por conta de atitudes firmes e revolucionárias contra o machismo, tem introdução do presidente e deputado federal Luiz Carlos Motta e da secretária da Mulher, Márcia Caldas. Ambos revelam o comprometimento da entidade com uma categoria formada, em sua grande maioria, por mulheres, assim como mostram as lutas pela valorização da comerciária e de seu engajamento no sindicalismo e na política, aumentando a autonomia feminina.

A publicação, que homenageia as presidentas dos sindicatos filiados à Federação, traz ainda um resumo da Lei Maria da Penha, em vigor desde 22 de setembro de 2006, para enfrentamento com mais rigor da violência contra as mulheres, e a história da cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que deu nome à Lei por sofrer todos os tipos de agressões praticadas pelo ex-marido.

O exemplo de luta de outras mulheres também consta da cartilha. Lá estão Maria Bonita, Rita Lee, Dandara, Tarsila do Amaral, Pagu, Marta, Chiquinha Gonzaga e muitas outras, como Marielle, assassinada em 2018 por conta das denúncias contra abusos praticados por policiais do Rio de Janeiro.

Na contracapa, a publicação explica, de forma didática, como denunciar as agressões contra a mulher.

Fonte: Fecomerciários/SP

2 comentários em “Cartilha mostra a luta das mulheres contra a violência”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support