Ações de 2019 potencializam 2020

Começamos, transcorremos e finalizamos o ano de 2019 com realizações e demonstrações de que a nossa Federação, em seus 80 anos de lutas e vitórias, a cada dia renova os seus ideais de justiça e dignidade, com emprego e salários justos à categoria comerciária. Não vamos esmorecer diante dos ataques do governo ao movimento sindical e aos direitos trabalhistas e previdenciários. A unidade dos nossos 71 sindicatos filiados nos fortalece para juntos enfrentarmos. Em 2020, essas ofensivas na base estadual comerciária e no Congresso Nacional.

Períodos marcantes

De janeiro a dezembro de 2019 a Fecomerciários vivenciou períodos marcantes e de grandes realizações. Enfrentando as adversidades impostas pelos ataques ao movimento sindical, seguiu em frente com trabalhos conjuntos entre os seus 71 sindicatos e suas 12 Regionais no Estado. E, desse modo, sempre promovendo ações que fortaleceram a unidade entre os filiados e a defesa de cerca de 2,7 milhões de comerciários, registrou nesta jornada eventos significativos.

A seguir, destacamos os principais. Todos tiveram o intuito de estar cada vez mais perto da categoria.

Posse como Deputado Federal

Minha eleição para a Câmara Federal representa uma conquista de toda a categoria ao ser o primeiro comerciário a tomar posse, em 1º de fevereiro, como deputado federal, por meio do movimento político da Federação denominado “Corrente Comerciária”.

Mulher Valorizada

A 9ª Edição do “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”, em março, teve como tema “Basta! Já é Hora de Mudar. O evento aprovou deliberações que unificaram a luta contra a violência às mulheres, em toda base a territorial, em comemoração ao Dia da Mulher.

80 anos e Centro de Convenções

No dia 9 de abril a Federação comemorou 80 anos de fundação. Em homenagem à data, inauguramos o exclusivo Centro de Convenções em Avaré. Com ele, em mais uma ação inédita da Fecomerciários, constitui-se um complexo formado pelo próprio Centro de Convenções, Centro de Lazer e também pelo Parque Aquático. Seguimos inaugurando sedes, como se viu recentemente no Sincomerciários de Taubaté.

1º de Maio

A força, a garra e a determinação dos comerciários também foram reafirmadas nas comemorações ao 1º de Maio, Dia do Trabalho, por emprego, pagamento de salários dignos e manutenção de direitos trabalhistas e previdenciários.

1ª Festa Junina

Em junho aconteceu a 1ª Festa Junina realizada no Centro de Lazer em Avaré. E como não poderia ser diferente, o momento permitiu uma maior aproximação dos comerciários com os seus sindicatos.

Centro de Lazer e Pq. Aquático

Esta integração entre a família comerciária, a Federação e seus Sindicatos, igualmente teve lugar certo no Centro de Lazer e no Parque Aquático, em Avaré, que além de estarem cumprindo o papel de garantir entretenimento, têm aproximado, ainda mais, os trabalhadores do sindicalismo comerciário.

Campanha Salarial

Entre as realizações de eventos orientadores, no segundo semestre foi lançada a Campanha Salarial Unificada, sob o mote: Comerciários: Juntos, Conquistamos Mais! A maioria das Convenções está sendo fechada com aumento real acima de 1%.

Congresso de Advogados

Com o objetivo de estabelecer um fórum de discussões jurídicas profundas e esclarecedoras, em julho aconteceu a 12ª edição do Congresso de Advogados que capacitou, ainda mais, o nosso corpo jurídico e, assim, reforçou o cumprimento das causas comerciárias em torno do tema: “Aspectos Práticos e Legais do Negociado sobre o Legislado”.

Copa de Futsal

Focada na integração dos comerciários com suas entidades representativas, no dia 28 de setembro, a Fecomerciários colocou em quadra 11 times para disputar a 12ª Copa de Futsal. Mais uma vez os jogos revelaram talentos. Venceu a equipe de São Paulo.

27º Congresso e Dia do Comerciário

No dia 26 de outubro, a Federação reuniu mais de três mil participantes no 27º Congresso Sindical Comerciário, com o tema “Sindicalismo Reorganizado” e na comemoração ao Dia do Comerciário. Testemunhou-se o valor da unidade que hoje coloca em prática o pacto firmado no evento com a aprovação da “Jornada Comerciária: Sindicatos Fortes. Direitos Protegidos”.

Curso de Sindicalização

O curso “Programa de Fortalecimento Sindical” abriu o mês de novembro e formou dezenas de alunos oriundos dos nossos sindicatos filiados em estratégias de sindicalização.

Curso de Mídias Sociais

Qualificar é palavra de ordem. Por isso, está em andamento um didático curso de Mídias Sociais, hoje reconhecidas como novas ferramentas de luta do sindicalismo.

Fecom Digital

Dessa maneira, com as agendas completas de atividades que sempre projetam o lema “Comerciário em 1º Lugar”, dia 6 de dezembro, foi apresentada mais uma iniciativa inédita da Federação: a plataforma Fecom Digital que permite, via App, compras e serviços ilimitados com descontos especiais aos comerciários. Também vai gerar receitas aos sindicatos. O lançamento está previsto para 3 de fevereiro de 2020.

Luiz Carlos Motta

Presidente da Fecomerciários e deputado federal 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support