Com alta de internações, Doria e comitê discutem nova flexibilização em SP

O governo de São Paulo faz uma nova coletiva hoje, para atualização do Plano São Paulo, de reabertura econômica. Nas últimas apresentações, o governador João Doria (PSDB) anunciou a progressão da reabertura do comércio e dos serviços. O assunto ainda está sendo discutido e as novas medidas deverão ser fechadas em reunião nesta manhã, pouco antes da entrevista no Palácio dos Bandeirantes.

Depois de pouco mais de um mês de queda, as internações em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para covid-19 voltaram a subir no estado. Dados da Secretaria Estadual de Saúde indicavam, até ontem (18), que a taxa ocupação era de 78,8% —o crescimento foi impulsionado pelo interior. Por isso, os médicos do Centro de Contingência do Coronavírus defendem, pelo menos, a manutenção das restrições.

O Centro de Contingência, formado por 21 médicos, já se reuniu no ontem. Para médicos ouvidos pelo UOL, já foi flexibilizado o possível na chamada “fase de transição”, criada após o período de fases emergencial e vermelha, as mais restritivas. Na quarta etapa, no entanto, ela já está tão ou mais permissiva que a laranja —a segunda fase com mais restrições à época do lançamento do Plano SP, no ano passado.

“Nós avaliamos os indicadores atualizados diariamente e está claro que a situação voltou a apertar. A nós, não parece o momento de maiores concessões, já há um número alto de circulação de pessoas, mas a pandemia ainda não acabou”, disse um dos membros do comitê.

Fonte: UOL